O que é a cadeia produtiva do turismo?

A cadeia produtiva do turismo é definida por alguns autores como a articulação de um conjunto de empresas capazes de oferecer produtos e serviços, seja por meio de bens tangíveis ou intangíveis, com o objetivo de atender a demanda de seu público final e conquistar novos mercados, aumentando o fluxo de passagem de …

O que é a cadeia produtiva do turismo quais elementos a compõe?

Em questões da formatação da cadeia produtiva turística em aspectos dos elementos básicos turísticos como o transporte, hospedagem, restauração e gastronomia, infra e superestrutura, equipamentos e serviços, produto turístico, mercado turístico, fatores econômicos e de desenvolvimento local.

Qual a importância da cadeia produtiva dentro das atividades turísticas?

O papel deles na cadeia produtiva do Turismo é fundamental, por envolver desde a concessão de crédito para empresas do setor e de outros ramos de atividade até o financiamento de capital para empreendimentos comerciais, revitalização de rodovias, compra de equipamentos e reformas na infraestrutura de estabelecimentos.

Quais são os elos da cadeia produtiva do turismo?

Cadeia produtiva do turismo Assim, atividades complexas, que abrangem deslocamento, visita, transporte, estadia, alimentação e lazer, interagem e formam a cadeia produtiva.

Quem são os agentes sociais do turismo?

O fenômeno socioespacial do turismo envolve diversos grupos de agentes sociais diferentes (turistas, empresários, poder público, trabalhadores diretos e indiretos e população residente nos destinos turísticos, para mencionar os principais), resultando em processos de turistificação de determinados porções do espaço.

Quais são as atividades que estão ligadas ao setor de turismo?

O índice é composto por diversas atividades ligadas ao turismo, como transportes (terrestre, marítimo e aéreo), locação de automóveis, restaurantes, hotelaria, agências de viagens e serviços de catering e de comida preparada, entre outras. O resultado é baseado na receita bruta das empresas.

Qual a finalidade do associativismo dentro do turismo?

No turismo, o associativismo apresenta vantagens para os produtores locais e para os visitantes. Um exemplo é a indicação geográfica de procedência, que só é obtida se determinado produto, de fato, marcar-se pelo território, o que envolve vários produtores.

Em quais setores o turismo regional repercute?

Portanto, diversas áreas estão intrinsecamente associadas ao turismo, como é o caso da rede hoteleira, do setor de alimentação como bares, restaurantes e similares, lojas e comércio em geral, agências de viagens e transportes, entretenimento e atrativos dos mais variados, entre outros.

Quem são os agentes Hegemonicos na atividade turística?

Dentre os agentes hegemônicos responsáveis pela produção desse espaço, destacam-se: o poder público, os empresários do setor turístico e os produtores imobiliários.

O que é território turístico?

As regiões turísticas são territórios que possuem características similares e/ou complementares e aspectos em comum (identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica). Numa região podem existir municípios que não recebem turistas, mas que se beneficiam da atividade pelo fornecimento de produtos e serviços.

O que abrange o setor de turismo?

“o turismo compreende atividades desenvolvidas por pessoas ao longo de viagens e estadas em locais situados fora do seu enquadramento habitual por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negócios e outros” (Cunha,1997, p. 9).

Qual é o setor do turismo?

Turismo é o conjunto que engloba as viagens de pessoas para outras cidades e países, as atividades que elas realizam nos locais de destino bem como suas despesas. O turismo enquanto atividade econômica integra o setor terciário, e vinha apresentando um crescimento expressivo em todo o mundo até o ano de 2019.