O que é o Ultra-Romantismo?

O Ultrarromantismo é uma vertente do movimento romântico marcada pelo egocentrismo e por forte tendência depressiva. Uma das tendências da literatura romântica é o Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.

Quais as principais características do Romantismo no Brasil?

Entre as principais características da primeira geração romântica no Brasil estão: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de …

São características Ultrarromânticas?

Características do ultrarromantismo Melancolia e pessimismo: os ultrarromânticos carregam um sentimento melancólico e pessimista, cujas obras revelam a perda da esperança. Gosto pelo mórbido: no ultrarromantismo as obras giram em torno de temas que se relacionam com a escuridão – noite, morte – e até com o satanismo.

Quais os representantes do Ultrarromantismo brasileiro?

Principais adeptos

  • Álvares de Azevedo (1831–1852)
  • Junqueira Freire (1832–1855)
  • Fagundes Varela (1841–1875)
  • Casimiro de Abreu (1839–1860)
  • Aureliano Lessa (1828–1861)
  • Pedro de Calasans (1837–1874)
  • Laurindo Rabelo (1826–1864)

O que foi o ultrarromantismo no Brasil?

O ultrarromantismo é uma corrente do Romantismo. No Brasil, foi marcado pela melancolia e pelo gosto de temas mórbidos. Por sua temática soturna, essa geração foi chamada de Geração Mal do século.

Qual o conceito de Byronismo?

1. Byronismo. Que segue a linha de pensamento do poeta inglês Lord Byron uma Literatura caracterizada pelo egocentrismo, narcisismo, pessimismo, angústia e, por vezes, pelo satanismo.

Quais as principais características do período do Romantismo?

O século XIX foi marcado pela criação de um dos mais importantes movimentos literários: o Romantismo. Caracterizado pela idealização amorosa, a subjetividade, presença do pessimismo e o sentimento nacionalista, essa escola buscou atender as necessidades do novo público vigente: a burguesia.

Quais características fazem parte do Romantismo?

Características do Romantismo

  • Liberdade de criação e de expressão. O que importa, nesse movimento, não são as regras externas.
  • Nacionalismo. Muitas obras exaltam os feitos dos heróis nacionais.
  • Religiosidade.
  • Valorização da natureza.
  • Valorização das emoções.
  • Individualismo, egocentrismo.
  • Pessimismo.
  • Escapismo.

Quais são as características do Condoreirismo?

As principais características do Condoreirismo são: Liberdade poética. Busca da justiça e da identidade nacional. Temas abolicionistas e republicanos.

São características da obra de Álvares de Azevedo?

A ironia e a autoironia são características da obra de Álvares de Azevedo, sobretudo no livro Lira dos vinte anos, no qual muitas vezes dirige o seu sarcasmo contra os poetas ultrarromânticos.

O que foi o Ultrarromantismo no Brasil?

É o nome mais importante do Ultrarromantismo brasileiro?

Ultrarromantismo brasileiro Alvares de Azevedo fora certamente o nome que mais se sobressaiu nesse período. Publicou uma das mais importantes obras do gótico brasileiro, Noite na Taverna de 1855. A obra narrativa é considerada um romance híbrido. Traz toda a atmosfera mórbida da época.

Quando começou o romantismo brasileiro?

Romantismo no Brasil. O movimento romântico brasileiro teve como marco inicial a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836. Na poesia, é possível identificar ao menos três gerações do Romantismo brasileiro: os indianistas, os u ltrarromânticos e os condoreiros.

Quais são as principais obras do romantismo?

As principais obras do Romantismo, em cada país, são: ⇒ Alemanha. Goethe. Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) ⇒ França. Victor Hugo. Os Miseráveis (1862) Notre-Dame de Paris

Quando foi lançado o romantismo literário no Brasil?

No Brasil, duas publicações são consideradas o marco inicial do Romantismo literário. Ambas foram lançadas em Paris, por Gonçalves de Magalhães, no ano de 1836: a “Revista Niterói” e o livro de poesias “Suspiros poéticos e saudades”. No país, o movimento foi dividido em três fases, ou gerações:

Qual o momento do Romantismo em Portugal?

Primeiro momento: autores como Almeida Garrett e Alexandre Herculano tematizam, em suas obras, questões históricas e políticas que envolviam Portugal na época. Segundo momento: autores como Camilo Castelo Branco aproximam o Romantismo em Portugal do tom mais sentimental e egocêntrico, ampliando os traços ultrarromânticos da estética.