O que é significa apócrifa?
Que não é do autor a que se atribui (ex.: poesia apócrifa). 4. [ Religião ] Texto ou obra que não tem reconhecimento como autoridade canónica . Texto ou obra que não corresponde ao texto escrito pelo autor ou que tem autoria duvidosa.
O que significa a palavra apócrifos na Bíblia?
Apócrifo significa falso, suspeito. Expressão usada quando um fato ou uma obra não tem sua autenticidade provada, ou seja, ela tem sua origem suspeita ou duvidosa. Existem vários livros apócrifos, principalmente do Novo Testamento, sendo que alguns tiveram uma grande aceitação.
O que é um texto apócrifo?
Aqueles textos que, segundo a Igreja, não têm autoria de um apóstolo (caso dos apócrifos) ou têm conteúdo divergente do texto bíblico, não podem ser considerados sagrados”, diz Jonas Lopes, doutor em Teologia e Ciências da Religião e pesquisador de textos apócrifos cristãos.
O que significa apócrifa no direito?
Apócrifa, segundo o dicionário Houaiss, significa não autêntico, que não é do autor a que se atribui. Duvidoso, suspeito. No Direito Processual do Trabalho, como se sabe a petição inicial poderá se escrita ou verbal.
O que é uma história apócrifa?
No contexto da ficção, uma história apócrifa é aquela história fictícia que não pertence ao cânone do universo ficcional, contudo ainda tem alguma autoridade relativa a esse universo ficcional. A palavra “apócrifo” é às vezes usada para descrever obras situadas num universo ficcional que pode não pertencer ao cânone.
Como se escreve apócrifo?
apócrifo
- Religião ] Que não foi reconhecido como devidamente inspirado ou não está incluído no cânone (ex.: textos apócrifos).
- Que é considerado falso (ex.: relato apócrifo).
- Que não é do autor a que se atribui (ex.: poesia apócrifa).
- [ Religião ] Texto ou obra que não tem reconhecimento como autoridade canónica .
Quais são os livros apócrifos na Bíblia?
Apócrifos do Novo Testamento
- Evangelho de Tomé
- Evangelho de Pedro.
- Evangelho de Maria.
- Evangelho de Judas.
- Apocalipse de Pedro.
- Atos de Pilatos.
- Atos de Pedro e os Doze Apóstolos.
Quais são os 7 livros apócrifos da Bíblia?
Especificamente, os católicos aceitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (Sabedoria de Jesus, Filho de Siráque ou Sirácide ou Bén Sirá), I e II Macabeus e Baruque (ou Baruc). Alguns destes livros são os inclusos na Septuaginta por razões históricas ou religiosas.
Quantos são os evangelhos apócrifos?
O Evangelho da Infância Siríaco (ou Evangelho Árabe da Infância) A História de José, o carpinteiro. A Vida de João Batista. O Evangelho Armênio da Infância de Jesus.
Quais são os evangelhos apócrifos?
Não existe um consenso entre todos os ramos da fé cristã sobre o que deveria ser considerado canônico e o que deveria ser apócrifo….Entre os textos dessa natureza estão:
- Evangelho de Marcião.
- Evangelho de Mani, também chamado de Evangelho Vivo ou Evangelho dos Vivos.
- Evangelho de Apeles.
- Evangelho de Bardesanes.
O que quer dizer a palavra Canon?
Cânone é um termo que deriva do grego “kanón”, utilizado para designar uma vara que servia de referência como unidade de medida. Na Língua Portuguesa o termo adquiriu o significado geral de regra, preceito ou norma. Em determinados contextos, a palavra cânone pode ter significados mais específicos.
O que é manifestação apócrifa?
Significado de Apócrifa adjetivo Falsa; desprovida de autenticidade; não pertencente ao autor a quem se atribui: petição apócrifa.