O que é cartografia na filosofia?

A cartografia, conceito desenvolvido por Deleuze e Guattari (1995), assume, na pesquisa de intervenção filosófica, as feições de um método pelo qual o pesquisador não utiliza procedimentos prontos e acabados, mas constrói no percurso das atividades os seus próprios procedimentos.

O que é conhecimento filosófico resumo?

Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. O conhecimento filosófico surgiu a partir do abandono da mitologia como forma de explicar a realidade.

Como fazer um mapa conceitual filosofia?

  1. Selecionar um Meio de Desenho. Escolha um meio no qual desenhar seu mapa conceitual.
  2. Criar um Conceito Principal. Comece com um campo de conhecimento com o qual você esteja bem familiarizado.
  3. Identificar os Principais Conceitos.
  4. Organizar Formas e Linhas.
  5. Ajustar o Mapa.

O que é cartografia para Deleuze?

Como sugere o próprio Deleuze (2006b, p. Fazer a cartografia é, pois, a arte de construir um mapa sempre inaca- bado, aberto, composto de diferentes linhas, “conectável, desmontável, reversível, suscetível de receber modificações constantemente” (Deleuze; Guattari, 1996, p. 21).

O que é o método cartográfico?

Enquanto método de pesquisa, a cartografia é uma das possibilidades de se estudar objetos de caráter mais subjetivos e que exigem do pesquisador a habitação de diferentes territórios, na perspectiva de transformar para conhecer, como na produção de conhecimento por meio de pesquisas participativas do tipo pesquisa- …

O que é cartografia Rolnik?

42). A cartografia é um “desenho que acompanha e se faz ao mesmo tempo que os movimentos de transformação da paisagem” (ROLNIK, 1989, p. “A cartografia, diferentemente do mapa, é a integibilidade da paisagem em seus acidentes, suas mutações”, explica Suely Rolnik (ROLNIK, 1989, p.

Qual é a proposta do conhecimento filosófico?

A proposta do conhecimento filosófico é fornecer ideias e conteúdos que transformem a realidade. Esse conhecimento questiona o homem e as coisas da vida. É um conhecimento racional, sistemático, geral e crítico.

Como elaborar um mapa conceitual passo a passo?

Confira a seguir!

  1. Selecione o tema. A primeira coisa que você deve fazer é escolher o tema sobre o qual deseja fazer seu mapa conceitual.
  2. Colete todas as informações necessárias.
  3. Processe as informações e filtre apenas o necessário.
  4. Organize e conecte os conceitos.
  5. Revise e refine os detalhes.

O que é uma Esquizoanálise cartografia?

A esquizoanálise é utilizada como uma lente que enuncia os processos subjetivos, grupais e institucionais. Ela não opera como uma teoria da técnica, mas sim como uma teoria da análise do processo.

O que é cartografia na pesquisa qualitativa?

A cartografia como método de pesquisa, no âmbito das ciências sócio-humanas, foi sugerida por Félix Guattari e Giles Deleuze, dentro dos estudos relativos ao acompanhamento de processos e produção de subjetividades.

¿Qué son los mapas?

Características de los mapas Son un medio de comunicación visual para transmitir información espacial. Describen las relaciones espaciales a través de convenciones gráficas y simbólicas para su comprensión, las cuales constituyen un lenguaje propio. Tienen propiedades métricas: deben trazarse a partir del registro de medidas a escala.

¿Qué es un mapa mental?

Mapa mental. Ejemplo de mapa mental. Un mapa mental es un diagrama de ideas cuya función es ayudar a visualizar los diferentes aspectos relacionados con un tema para facilitar su aprendizaje. Se trata, pues, de una herramienta de estudio.

¿Cuál es el origen de los mapas?

No obstante, los primeros mapas con fundamento científico provienen de Grecia, y se basan en tratar de reproducir con fidelidad informaciones aportadas por viajeros diversos, intentando conjugar esas informaciones. Se afirma que Tales de Mileto elaboró el primer mapamundi en el que se concibe al Mundo como un disco que flota sobre las aguas.

¿Cuáles son los mapas políticos y físicos?

Asimismo, se puede evidenciar los mapas políticos y físicos, los primeros representan la organización de un territorio y, los físicos simbolizan ríos, mares, montañas, desiertos, es decir, exhiben los fenómenos naturales de la geología de un terreno, no obstante, existen mapas con la combinación de ambos.