O que é Matriciamento na APS?

O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho inter disciplinar 1,2.

O que é Matriciamento em saúde mental?

De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.

Quando solicitar o Matriciamento?

Quando solicitar um matriciamento? do apoio matricial para condução de um caso em saúde mental. Intervenções psicossociais específicas da atenção primária, tais como grupos de pacientes com transtornos mentais.

Como devem ser realizado os grupos em intervenção mental na atenção primária?

A proposta do grupo deve ser aquela que permite que seus integrantes tenham voz, espaço e corpos presentes, que seja capaz de fazer com que os usuários sintam-se ativos, ouvidos em suas demandas, para então poder ouvir e colaborar com a demanda alheia (2).

O que é o Matriciamento?

77-84., o matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.

O que é um apoio matricial?

O apoio matricial em saúde objetiva assegurar retaguarda especializada a equipes e profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde. O apoio matricial pretende oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico-pedagógico às equipes de referência.

Qual é o principal objetivo do Matriciamento?

O matriciamento visa transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência (CHIAVERINI, 2011).

Quem deve solicitar o apoio matricial?

O apoio matricial em saúde objetiva assegurar retaguarda especializada a equipes e profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde. A equipe ou profissional de referência são aqueles que têm a responsabilidade pela condução de um caso individual, familiar ou comunitário.

O que quer dizer com Matriciamento?

Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

Como organizar um grupo de saúde mental?

Como começar uma sessão de terapia em grupo?

De modo geral, os principais aspectos a serem considerados para compor o grupo são: ter a experiência relacionada ao tema e estar disposto a entrar nesse processo. Cabe ao psicólogo, ainda, observar mais a fundo o perfil do paciente e perceber se ele está em condições de participar.

O que o apoio matricial faz?

O apoio matricial pretende oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico-pedagógico às equipes de referência. Depende da construção compartilhada de diretrizes clínicas e sanitárias entre os componentes de uma equipe de referência e os especialistas que oferecem apoio matricial.